01 outubro 2010

Bin Laden diz estar preocupado com mudança climática

O líder da rede extremista Al-Qaeda, Osama bin Laden, demonstrou sua preocupação com as mudanças climáticas globais e com as recentes enchentes no Paquistão, em uma gravação de áudio divulgada pela internet. São os primeiros comentários públicos do líder terrorista desde março, informou hoje o SITE Intelligence Group, entidade que monitora mensagens dos extremistas na rede mundial.

"O número de vítimas causadas pela mudança climática é muito grande, maior que o das vítimas das guerras", diz a voz, cuja autenticidade não pôde ser imediatamente confirmada. Caso verdadeira, a gravação é a primeira tornada pública de Bin Laden desde 25 de março. Não estava clara a data da gravação, mas Bin Laden parabenizava os muçulmanos pelo fim do mês sagrado de jejuns do Ramadã, que ocorreu em 10 de setembro.

"A catástrofe (no Paquistão) é muito grande e é difícil descrevê-la", avaliou Bin Laden. "O que nós estamos enfrentando pede que as almas generosas e os homens bravos tomem medidas sérias e rápidas para fornecer alívio aos seus irmãos muçulmanos no Paquistão". Bin Laden critica a demora dos governos muçulmanos diante da crise no Paquistão. Oito milhões de pessoas tiveram que deixar suas casas por causa das chuvas e das enchentes no país.

O áudio foi divulgado sobre uma fotografia do líder extremista sorrindo, superposta a uma fotografia de um homem distribuindo ajuda. A gravação está sendo interpretada como uma tentativa do grupo extremista de aproveitar o descontentamento da população, apresentando-se como protetor dos pobres.

Fonte O Estadão