22 outubro 2010

ONU: milhões de agricultores passam fome no mundo

Cerca de 500 milhões de pequenos agricultores passam fome no mundo, afirmou hoje Olivier de Schutter, especialista da Organização das Nações Unidas (ONU) em direito à alimentação. Schutter atribui a situação, em parte, ao fato de o direito à terra estar sendo ameaçado por governos, fundos soberanos e especialmente por investidores locais e estrangeiros.

Segundo o especialista da ONU, 30 milhões de hectares de terras cultiváveis são perdidos todos os anos para a especulação com terras, para a degradação ambiental e para conversão ao uso industrial ou urbano.


Em entrevista coletiva, Schutter, que é consultor independente do Conselho de Direitos Humanos da ONU, disse que a atual elevação do preço dos alimentos - especialmente do arroz, do milho e do trigo - é motivo de apreensão e quase certamente provocará a elevação do número de pessoas cronicamente famintas. No mês passado, o Programa Mundial de Alimentação de ONU estimou em 925 milhões o número de pessoas cronicamente famintas no mundo.

Fonte O Estadão

Fonte: Que paradoxo! Agricultores passando fome. Esses que eram para ter de que se alimentar, agora lhes falta terra para plantar. Este é o preço do egoísmo humano, algo comum nestes últimos dias (2 Tm. 3:1-5). A fome está se fazendo presente até mesmo onde antes não havia.