11 outubro 2010

No retorno à TV, Dilma e Serra apelam para religião

Os candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) exibiram na tarde desta sexta-feira (8) o primeiro de seus programas no horário eleitoral obrigatório que serão veiculados ao longo do segundo turno. Em meio a uma polêmica sobre aborto, a petista e o tucano apelaram para a religião e mostraram o apoio político que teriam para governar o país se eleitos.

Vencedora do primeiro turno com os votos de quase 47% do eleitorado, a ex-ministra da Casa Civil iniciou seu programa fazendo um agradecimento usando expressões religiosas.

"Quero começar esse segundo turno agradecendo a Deus", afirmou a petista. "Mulher que respeita a vida", "Dilma vai apoiar a família brasileira" e "essa é a dilma, que com a força e a fé da mulher (...)" foram algumas das frases utilizadas para divulgar os valores e religiosidade que a candidata teria.

"No segundo turno, eu quero fazer uma campanha antes de tudo em defesa da vida, cheia de futuro e esperança no Brasil, de compromisso com nossos valores mais sagrados", complementou a petista.

Nos últimos dias, a campanha do candidato do PSDB vem explorando uma suposta contradição no discurso de Dilma, que teria se mostrado favorável à prática do aborto anos atrás e mudado de posição por conta da disputa eleitoral.

EXPRESSÕES REPETIDAS
POR DILMA E SERRA NA TV
DILMA                                        SERRA
Agradecendo a Deus                     Fé
Graça concedida                           Deus
Amor a Deus                                 Direito à vida
Fortalecer a família                        Respeito à vida
Apoiar a família brasileira               Aborto
Mulher mãe                                   Sagrado
Mulher avó                                    Mãe
Mulher que respeita a vida             Valores da família
Corrente do mal                            Valores cristãos
Respeita a vida e as religiões          Coração verde
Reenvie uma mensagem de amor    Respeito à democracia
Valores sagrados                           Devoção às instituições democráticas

Fonte Uol Notícias

Nota: Há alguns anos atrás nenhum político precisava se declarar religioso com fim de receber votos, entretanto, com o crescimento significativo do mundo evangélico, isso se tornou necessário. Afinal, muitos cientistas políticos relacionaram a realização de um segundo turno nas eleições presidenciais, após muitos darem como certa a vitória de Dilma no primeiro turno, devido à perda de votos de Dilma no meio cristão, sob rumores de ser ela ateísta. Pois bem, algumas conclusões podemos tirar de tal acontecimento:

1. O mundo evangélico se tornou o fiel da balança;
2. Não se pode acreditar em políticos que dizem um coisa e praticam outra. Pois Serra é marçom e seguidor de mapa astral. Dilma é ateísta, mas afirma que mudou de posição, será que é verdade ou é somente para conquistar votos?;
3. O mundo evangélico é o fiel da balança, e sua esmagadora maioria guarda o domingo (não preciso nem me referir quanto ao catolicismo). Portanto, não temos escolha, estamos nas mãos de Deus.