19 abril 2010

Terremotos e mais terremotos - China registra mais de 1.900 mortes e o Equador é atingindo por dois terremotos em menos de uma hora.

Mortos em terremoto na China passam de 1.900

Equipes de resgate ainda buscam mais de 200 desaparecidos no noroeste do país

O número de mortos no terremoto de 7,1 graus na escala Richter que atingiu a Província de Qinghai, no noroeste da da China, na última quarta-feira (14), chegou a 1.944, anunciou nesta segunda-feira (19) a agência oficial Xinhua.

O balanço divulgado no início do dia inclui ainda 216 desaparecidos e 12.315 feridos, 1.134 em estado grave.

Os número anteriores do tremor que afetou principalmente o município de Yushu registravam 1.706 mortos, 256 desaparecidos e quase 12 mil feridos.

Nesta segunda-feira, a busca por sobreviventes prossegue e a ajuda começou a chegar em maior quantidade à região afastada e habitada majoritariamente por membros da etnia tibetana.

Neste domingo (18), o presidente Hu Jintao chegou ao aeroporto de Batang, en Yushu, e se dirigiu diretamente à aldeia de Zhaxi Datong, onde inspecionou a situação e consolou as vítimas.

No último sábado (17), monges budistas incineraram centenas de corpos para evitar a propagação de epidemias. Os cadáveres de homens, mulheres e crianças foram levados em caminhões até o local da incineração, em Jiegu, próximo ao epicentro do sismo, e alinhados em uma faixa de 150 metros, sobre leitos de madeira.

Para as autoridades, a maior preocupação é sanitária, pois há o risco de propagação de doenças com a presença de corpos em decomposição.

A infraestrutura de Jiegu, principal cidade da região, ficou quase toda destruída. A rede de água potável está inoperante, segundo Xia Xueping, porta-voz dos socorristas.

Fonte R7

Equador tem dois terremotos em menos de 1 hora

Dois terremotos foram registrados em menos de uma hora neste domingo no litoral do Equador, sem que até o momento se tenha informações de vítimas ou danos materiais. O primeiro abalo, de 4,5 graus de magnitude na escala aberta de Richter, atingiu a província de Esmeraldas às 21h30 (de Brasília), e foi sucedido 40 minutos depois por outro terremoto de 4,1 graus no mesmo local.

Segundo o Instituto Geofísico do país, o epicentro deste segundo terremoto foi localizado a 1,12 grau de latitude norte, 79,45 graus de longitude oeste e a uma profundidade de 12 km.

Fonte Terra

Nota: Está na hora de separar os bodes das ovelhas, Cristo está com pressa em terminar sua obra, pois Ele deseja resgatar Seu povo. Preparemo-nos já!