20 abril 2010

Organizar a vizinhança global

O apelo feito pela Agência Ecclesia, organização pertencente à Igreja Católica, para acessar o site "Condomínio da Terra", é bastante sugestivo, principalmente no sentido de organizar o mundo como se fosse um condomínio, com leis e regras globais. A proteção do meio ambiente é o meio mais fácil de sensibilizar as pessoas de que precisamos de leis para reger o mundo, principalmente com tantos desastres naturais que afetam e devastam o planeta. Por esse motivo a ICAR ver nesse movimento uma oportunidade de lançar suas leis naturais, onde o domingo é visto como o dia de proteção ao meio ambiente e marca de sua autoridade. A oportunidade perfeita, a muito tempo aguardada. Não esquendo de citar o termo que eles usam para o planeta: Gaia. Um símbolo pagão, assim como o domingo. Oremos para que Deus nos ajude a suportar a prova que em breve virá.

Resta Uma Esperança

Leia o apelo...

Esta semana no dia 21 comemoramos o dia Mundial da Árvore e no dia seguinte o dia do Planeta Terra, assim, nada melhor do que uma visita o sítio do Condomínio da Terra. Mas o que é este conceito? “Tal como as escadas, telhado e corredores de um prédio, também o nosso planeta tem partes comuns. Partes essas que são imprescindíveis à vida humana e que estão a precisar de manutenção urgente. Se num prédio garantimos a manutenção das partes comuns através do Condomínio, porque não fazemos o mesmo para o planeta? O Condomínio, depois de separar e organizar o que são partes comuns e partes individuais, permite que os interesses particulares e colectivos, frequentemente opostos, se conciliem e se tornem interdependentes. E se pensássemos a Terra como um imenso Condomínio?”


Ao clicarmos na opção “condomínio terra”, ficamos a conhecer melhor quais as ideias subjacentes a este projecto. Em “vídeo”, podemos assistir a um vídeo produzido propositadamente e que nos sensibiliza e informa, de uma forma muito bem conseguida, de todas as problemáticas e conteúdos relacionados com a protecção do planeta terra. Se nunca ouviu falar acerca do compromisso de Gaia, está na altura de ficar a conhecer este acontecimento que ocorrerá nos próximos dias 4 e 5 de Julho, em Vila Nova de Gaia e que pode ser acompanhado em directo através da internet. Como o objectivo deste projecto não é só propor modelos teóricos, mas também implementar um modelo capaz de cuidar das partes comuns de uma forma concreta e prática, no item “acção”, poderá ficar a conhecer todas as actividades de sucesso nas áreas da reciclagem e da conservação da natureza. No item “publicações”, podemos aceder a todos os documentos e livros que vão sendo editados sobre esta temática. Por último em “envolva-se”, são propostos um conjunto de desafios que necessitam de todo o apoio possível, assim destacamos: assinatura e divulgação da declaração de Gaia; e dizer “a toda a gente que afinal somos todos vizinhos e que precisamos de organizar a nossa vizinhança global para conseguirmos garantir a manutenção do planeta”,


Não fique de fora deste projecto, pois “este será talvez maior desafio que se colocou até hoje à humanidade”.

Fonte Agênca Ecclesia