05 abril 2010

Forte terremoto sacode México e EUA

Um forte terremoto, de 7,2 graus na escala Richter, atingiu ontem a região da Baixa Califórnia, no norte do México, próximo à fronteira com os EUA. O tremor chegou a balançar prédios em Los Angeles e San Diego, mas não havia registros de grandes estragos em território americano. No México, porém, pelo menos uma pessoa teria morrido.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu às 15h40min pelo horário local (19h40min em Brasília). O epicentro foi localizado a 26 quilômetros da cidade mexicana de Guadalupe Victoria e a cerca de 175 quilômetros de Tijuana, a uma profundidade de 32 quilômetros. O impacto também foi sentido em outras cidades californianas, como Palm Springs, e nos Estados vizinhos de Arizona e Nevada.

Na cidade mexicana de Mexicali, uma das mais atingidas pelo tremor, uma pessoa teria morrido sob os escombros de um prédio, conforme informações da rede de TV americana CNN. O cenário no local era de edifícios parcialmente destruídos, postes caídos, rachaduras nas ruas e corredores de supermercados tomados pelos produtos que caíram das prateleiras.

Em Tijuana, o sismo foi sentido por cerca de 40 segundos. De acordo com a Defesa Civil da Baixa Califórnia, o tremor gerou mais de 10 focos de incêndio e danificou uma estrada. Diversas regiões tiveram as redes de energia elétrica e de telefonia cortadas, o que dificultou a comunicação sobre danos. Em Los Angeles, os bombeiros estavam em estado de alerta, checando por fissuras em pontes e edifícios e atendendo a chamados de pessoas presas em elevadores.

Este foi o mais forte terremoto a sacudir a Baixa Califórnia desde 1992, segundo o USGS. A região foi atingida por tremores de magnitude 3 na escala Richter durante toda a semana. A sismóloga Lucy Jones, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, afirmou que a área poderá ser abalada por um novo tremor de magnitude superior a 6 graus na escala Richter nos próximos dias. Até o final da noite de ontem, haviam sido registrados pelo menos três fortes réplicas, uma delas com 5,5 graus na escala Richter.

Nota: Eu só espero que não sejamos como os antidiluvianos, sinais e mais sinais foram enviados, mas pouca importância foi dada e continuaram vivendo como se nada estivesse acontecendo.