15 abril 2010

Erupção vulcânica na Islândia causa cancelamento de voos na Grã-Bretanha

Segundo meteorologistas, pode levar vários dias antes que a nuvem de cinzas se disperse
Todos os voos dos aeroportos londrinos de Heathrow e Stansted serão cancelados a partir das 12h locais desta quinta-feira (8h em Brasília) pela chegada na Grã-Bretanha das cinzas procedentes da erupção de um vulcão na Islândia.

A BAA, entidade que opera os principais aeroportos britânicos, informou que a medida está inserida no contexto das regulações internacionais a respeito do tráfego aéreo em relação à atividade vulcânica.

O Serviço de Controle do Tráfego Aéreo Nacional (NATS, sigla em inglês) decidiu impor restrições a vários voos por medo de que as cinzas vulcânicas danifiquem os motores dos aviões. Os aeroportos de Aberdeen, Edimburgo e Glasgow, na Escócia, já foram fechados para pousos e decolagens.

As autoridades britânicas recomendam aos passageiros que entrem em contato com as companhias aéreas antes de se deslocarem aos aeroportos para receberem informações concretas sobre seus voos. Cerca de 1,3 mil voos operam em Heathrow todos os dias, enquanto Stansted tem entre 400 e 450 operações diárias.

Os meteorologistas acham que pode levar vários dias antes que a nuvem de cinzas se disperse. O fenômeno, além de afetar a Grã-Bretanha, pode ter impacto na Dinamarca e na Noruega. A erupção sob uma geleira da região de Eyjafjallajoekull, da Islândia, e é a segunda no país em menos de um mês.

Fonte Zero Hora