12 abril 2010

Cientista quer a detenção de Bento XVI

O biólogo evolucionista britânico Richard Dawkins informou que lutará para que o papa Bento XVI seja detido quando visitar a Grã-Bretanha em setembro para que responda sobre os casos de abuso sexual de crianças praticados por integrantes da Igreja Católica.

Dawkins, um dos maiores especialistas em evolucionismo e ateu convicto, solicitou que advogados da área de direitos humanos verifiquem a possibilidade de ações legais contra o pontífice. A viagem de quatro dias de Bento XVI à Inglaterra ocorrerá entre 16 e 19 de setembro e será sua primeira visita oficial ao país. Segundo os advogados do biólogo, há três possibilidades: uma denúncia no Tribunal Penal Internacional, um júri público ou privado por crime contra a humanidade ou um processo cível. Os advogados afirmam que Bento XVI não tem imunidade diplomática como chefe de Estado em razão de o Vaticano ter status de apenas observador permanente na ONU.

O papa vem sendo acusado de negligência em casos de abusos. O Vaticano nega as acusações. Ontem, em sua missa dominical, na primeira aparição após acusações de ter ignorado um caso na Califórnia, em 1985, Bento XVI não tratou do assunto.

O jornal britânico The Sunday Telegraph noticiou ontem que autoridades eclesiásticas não agiram no caso de um sacerdote católico que admitiu ter abusado sexualmente de meninos surdos em Yorkshire. O bispo de Leeds, Arthur Roche, escreveu ao Vaticano em busca de auxílio sobre como atuar no caso, mas nada foi feito.

Nota: A Igreja Romana não é a representante de Deus nesta terra como muitos pensam, pelo contrário, ela é simbolizada na Bíblia como uma mulher prostituta (Apocalipse 17). Portanto, se Richard Dawkins pensa que ao combater a ICAR, está combatendo a existência de Deus, ele está enganado. Quanto à ideia de prender o papa e fazê-lo responder pelos crimes de pedofilia cometidos por sacerdotes católicos, eu acredito que, no mínimo, ele deveria ser chamado para responder perante a CCI - Corte Criminal Internacional, e ser dele exigido atitudes mais severas contra sacerdotes pedófilos, e não omitir esses atos horrendos como tem feito. A ICAR terá muito que pagar perante Deus por seus crimes contra a humanidade, e isso vem desde a idade média. Muitos hoje têm aversão à religião devido a atos vergonhosos cometidos por religiosos e outros em nome da religião.