21 fevereiro 2010

Os céticos podem ter razão

Dúvidas quanto ao aquecimento global são reforçadas por descobertas de manipulações e fraudes em relatórios climáticos.

A revista Veja lembra que o pessimismo quanto ao aquecimento global virou uma espécie de “fervor fanático e doutrinário” entre ambientalistas e cientistas. O catastrofismo provém, sobretudo, do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, órgão da ONU.

Mas recentemente duas revelações comprometeram a credibilidade das conclusões consensuais sobre o aquecimento global. Primeiro, e-mails trocados entre cientistas do principal centro de climatologia do mundo, o da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, mostraram que eles manipularam gráficos para mostrar que a Terra está em ebulição.

Depois, no início deste ano, descobriu-se que uma previsão do IPCC divulgada em 2007 dando conta de que as geleiras do Himalaia derreteriam até 2035 não passava de uma fraude desprovida de qualquer base científica. Muitos cientistas vêm insistindo na renúncia do presidente do IPCC, o climatologista indiano Rajendra Pachauri.

Fonte Opinião e Notícia

Nota: Mesmo com todas essas informações, a tese de que o Aquecimento Global deve ser combatido não irá parar, poderá ganhar novos contornos, mas parar definitivamente, isso não. Interesses políticos e religiosos estão por detrás, e quando política e religião se unem, eles não cessam até que seus objetivos de concretizem.