28 maio 2010

Erupção de vulcão leva Guatemala a declarar estado de calamidade pública

Vulcão Pacaya lança cinzas, areia e rochas nas regiões sul e centro do país.
Estão desaparecidos um jornalista e três crianças.

O governo da Guatemala declarou na noite desta quinta-feira (27) estado de calamidade pública nas zonas central e sul do país devido à erupção do vulcão Pacaya, situado a 50 km ao sul da capital.

Não há informações sobre vítimas fatais, mas um jornalista, apanhado durante uma chuva de pedras, foi considerado desaparecido pela emissora de TV e também pela polícia local. Também estariam desaparecidos mais três crianças.

O estado de calamidade foi decretado nos departamentos de Escuintla (sul) e Guatemala (centro).

“A medida causa a limitação das garantias constitucionais para permitir o trabalho das autoridades e das equipes de socorro”, disse Ronaldo Robles, secretário de Comunicação da Presidência.

Além disso, segundo o secretário, o estado de calamidade pública “permite às autoridades que retirem a população dos lugares de perigo, inclusive contra sua vontade”. As aulas nos foram suspensas centros educativos públicos e privados.

“O presidente Álvaro Colom e seu gabinete de governo mantêm vigilância constante da atividade do vulcão Pacaya, assim como das constantes chuvas em todo o país, que também poderiam acarretar outras emergências”, acrescentou Robles.

Após a forte erupção do Pacaya, registrada por volta das 19h pelo horário local (22h em Brasília), o vulcão começou a lançar pequenas rochas, areia e cinzas, que chegaram a um raio de mais de 100 km.

Um aeroporto fechado

Após a erupção, as autoridades ordenaram o fechamento do aeroporto internacional La Aurora, pois a pista está saturada de cinzas e areia. Os voos estão sendo desviados para aeroportos alternativos.

Quatro povoados localizados próximo ao vulcão foram esvaziados.

A chuva de areia, que na capital guatemalteca alcançou mais de 10 cm de espessura, provocou mais de 35 colisões de veículo, e dezenas de motoristas sofreram lesões leves.

O vulcão de 2.552 metros sobre o nível do mar começou a aumentar suas atividades na noite de quarta-feira (26) e a situação piorou nesta quinta. Na Guatemala há 288 vulcões, dos quais oito registram atividades.

Fonte Portal G1

Nota: Os vulcões parecem está com raiva, primeiro foi na Irlanda, agora na Guatemala. Sem falar dos frequentes terremotos. O planeta parece sentir que algo de estranho está para acontecer. Será que somente a igreja ainda não percebeu?