18 maio 2010

Católicos e budistas unidos perante crise ecológica

Mensagem do Vaticano para a festa do Vekash, que lembra principais acontecimentos da vida de Buda

O presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso (CPDIR), Cardeal Jean-Louis Tauran, enviou uma mensagem aos budistas por ocasião da "Festa do Vesakh", a sua celebração mais importante, em que são celebrados os principais acontecimentos da vida de Buda.

O documento, divulgado pelo Vaticano, aborda a crise ecológica, destacando que “os esforços das nossas duas comunidades (católica e budista) em vista do empenho no diálogo inter-religioso têm contribuído para criar uma nova consciência da importância social e espiritual das respectivas tradições religiosas neste campo”.


“Reconhecemos que temos o mesmo modo de considerar valores como o respeito pela natureza de todas as coisas, a contemplação, a humildade, a simplicidade, a compaixão e a generosidade. Estes valores contribuem para uma vida de não-violência, equilíbrio e sobriedade”, pode ler-se.

O documento recorda que, para a Igreja Católica, “a tutela do ambiente está intimamente ligada ao tema do desenvolvimento integral da pessoa humana e, da parte sua, não se compromete apenas na defesa do destino universal dos dons da terra, da água e da atmosfera, mas encoraja o homem a unir os esforços para proteger a humanidade da autodestruição”.

“Cristãos e budistas nutrem um profundo respeito pela vida humana”, assinalam os responsáveis do CPDIR.

No texto assinado pelo Cardeal Tauran assinala-se ser “crucial” encorajar “os esforços que almejam criar um sentido de responsabilidade ecológica”.

Ao mesmo tempo, a mensagem convida a reafirmar “convicções sobre a inviolabilidade da vida humana em cada fase e condição, a dignidade da pessoa e a missão única da família, na qual se aprende a amar o próximo e a respeitar a natureza”.

“Aumentando os nossos esforços para a criação de uma consciência ecológica a fim de termos uma coexistência serena e pacífica, podemos testemunhar um estilo de vida respeitoso, que não encontra o seu sentido em ter mais, mas em ser mais”, assinala o Cardeal francês aos budistas de todo o mundo.

O documento foi escrito em inglês e está disponível em chinês, japonês e coreano na página oficial da Santa Sé.

Fonte Agência Ecclesia

Nota: O exército está crescendo a cada dia. O ECUmenismo está se transformando em ECOmenismo.