17 maio 2010

Riscos e dificuldades da dupla jornada de trabalho

SÃO PAULO – A necessidade de complementação da renda e a perspectiva de um futuro financeiro melhor estão entre as principais causas da dupla jornada de trabalho dos profissionais brasileiros.

Porém, existem dois tipos de profissionais que aderem à dupla jornada: os que sentem prazer no que fazem e os que recorrem a dois trabalhos porque passam por problemas financeiros. A discrepância entre as duas turmas é gritante.

Dupla jornada, problemas em dobro

Na avaliação do presidente do Insadi (Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual), Dieter Kelber, o ideal é evitar ao máximo ter dois empregos simultâneos. “O indivíduo pode adoecer e passar grande parte do seu dia estressado”, afirma.

Mas, se isso acontecer, Kelber aconselha que os dois empregos não sejam conflitantes, uma vez que qualquer problema que exista será prontamente depositado nas costas do funcionário em questão. “As pessoas podem desconfiar da fidelidade desse funcionário para com a empresa”.

Quando o profissional necessitar de dois empregos para se manter financeiramente, ele terá de escolher com muita prudência os horários a serem trabalhados. Dois serviços distintos, observa Kelber, podem acabar com a vontade e ímpeto do indivíduo. “É sempre bom que o segundo emprego seja mais prazeroso e que não exija esforço físico, uma vez que este funcionário estará esgotado”, aponta.

O presidente do instituto enumera uma série de riscos que podem prejudicar a vida dupla do profissional. Além do limite físico, que será atingido com o passar das horas, o indivíduo certamente arcará com problemas de desempenho em uma das empresas, o que poderá acabar em demissão. “A partir do momento que ele gostar mais de uma área, ela será privilegiada por ele”.

Benefícios

No caso de ser um funcionário em dois lugares diferentes, é a necessidade que ditará o ritmo do indivíduo. Apesar do desgaste, este profissional poderá analisar e tirar proveito da situação de maneira positiva.

“A parte boa é que você sempre aprende algo, compara os modelos de gestão, as regras e focos das empresas. Além disso, o reforço financeiro torna-se uma consequência”, analisa Kelber.

O presidente sustenta que, para ter condições mínimas para exercer dois tipos de trabalho, torna-se vital que o indivíduo se alimente bem e tenha tempo para um descanso.

Fonte MSN Notícias

Nota: O descanso é vital para o homem e sua vida profissional, bem como, sua vida familiar. O desejo pela realização financeira e, principalmente, o consumismo que atinge a população mundial tem levado pais e mães a multiplicarem os esforços em busca de trabalho que, muitas vezes, ocupa todo o seu tempo, faltando assim com os filhos, e um para o outro. Isso tem gerado filhos que crescem longe da presença dos pais, sendo educados por pessoas estranhas à família, com princípios e valores diferentes, além da influência da televisão, da internet e da mídia em geral em sua educação. Essa busca por crescimento financeiro tem provocado a dissolução de muitas famílias, eis um dos fatores que tem influenciado no crescimento no número de divórcios. É nesse cenário que Deus apela a cada um de nós: “E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui aparte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer.” Mateus 6:31. Jesus sabia da importâncida do descanso, da fuga dos problemas e preocupações do dia a dia, da necessidade de tempo para que, em família, o homem, a mulher e os filhos pudessem ter tempo uns para os outros, e acima de tudo, ter um tempo para estar exclusivamente com Deus. Foi pensando nisso que Deus nos pediu e nos pede hoje: “Lembra-te do dia de Sábado...” Êxodo 20:8. Faça do Sábado um dia de deleite para estar em família e com Deus, fuja dos problemas e preocupações, não permita que o desejo pelo consumo e os “cuidados da vida” o afaste deste precioso dom que Deus, em Seu eterno amor, criou para nós.