27 maio 2009

Ciclone Aila deixa 191 mortos na Índia e em Bangladesh

CALCUTÁ - Fortes chuvas provocaram deslizamentos de terra e retardaram os esforços de resgate hoje após o ciclone Aila ter atingido o leste da Índia e a costa de Bangladesh, provocando a morte de pelo menos 191 pessoas. O ciclone destruiu milhares de casas e isolou milhões de pessoas em povoados alagados antes de começar a perder força na ontem. A expectativa é de que o número de mortos aumente ainda mais depois que as equipes de resgate conseguirem chegar às áreas mais isoladas.

Na virada de ontem para hoje, deslizamentos de terra no distrito de Darjeeling, famoso pelos chás, provocaram a morte de pelo menos 22 pessoas, disse Asim Dasgupta, secretário de Finanças de Bengala Ocidental, o Estado indiano mais afetado pelo ciclone. De acordo com Dasgupta, o número oficial de mortos na Índia até o momento é de 78. Além das dezenas de mortes, 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes.

Já o governo de Bangladesh informou hoje que o número de mortos no país subiu para 113. A maior parte das vítimas bengalesas morreu afogada ou arrastada pela água quando a tempestade atingiu o litoral do país. O número de afetados em Bangladesh é de pelo menos meio milhão de pessoas.

Fonte O Estadão