19 janeiro 2011

Terremoto de 7,2 graus atinge sudoeste do Paquistão

Epicentro do tremor foi a 84 km de profundidade; ainda não há informações sobre vítimas

Um terremoto de magnitude 7,2 graus atingiu nesta terça-feira o sudoeste do Paquistão, perto da fronteira com o Afeganistão, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), sem que por enquanto se conheça a existência de danos pessoais ou materiais. O epicentro do tremor foi a 84 km de profundidade.

Inicialmente, a informação do instituto geológico era de que o tremor seria uma magnitude de 7,4 graus e teria ocorrido uma profundidade de 10 km.

O tremor aconteceu a 55 quilômetros de uma localidade em que os EUA têm uma base aérea, de onde conduzem operações do conflito no Afeganistão.

Vizinhos

Regiões vizinhas também sentiram o tremor. Em Dubai, um repórter da rede de TV CNN disse ter sentido tremer por 30 segundos.

No Paquistão, um funcionário do Hotel Serina, em Quetta, também sentiu o impacto. À CNN ele disse ter se assustado com o tremor que durou 20 segundos e quebrou copos na cozinha do hotel.

No Twitter, moradores de cidades indianas como Nova Délhi, Jaipur e Dehradun também sentiram o tremor de 7,2 graus. O mesmo em Bahrain, Abu Dhabi e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. "Eu estava me preparando para ir para a cama", disse Leone Lakhani, em Dubai.

Segundo Kurt Frankel, do Instituto de Teconologia da Geórgia, nos EUA, terremotos nesta região não são incomuns. "É onde duas placas tectônicas se juntam", observou.

Fonte Último Segundo