08 março 2010

Terremoto de 6 graus mata ao menos 41 na Turquia - "...eis que vo-lo tenho predito"

Um terremoto de magnitude 6 matou pelo menos 41 pessoas na Turquia na madrugada desta segunda-feira. O número de feridos pode chegar a 100 - 10 deles em estado grave, segundo as autoridades locais.

Testemunhas relataram que o tremor durou pelo menos um minuto e provocou pânico entre a população. O abalo foi sentido às 4h32 no horário local (23h32 em Brasília). Houve outros 40 tremores secundários, entre 2,1 e 5 graus, até agora. O terremoto principal atingiu o de Basyurt, na província de Elazig.

Diversos outros vilarejos foram atingidos, segundo as autoridades locais - um deles teria sido quase totalmente destruído, já que todas as construções eram feitas de tijolos de argila de baixa qualidade. Foram registrados danos em prédios das vilas de Otcular e Yukari Kanatli.

Segundo o Centro para a Prevenção de Desastres, o número de mortos pode aumentar, já que ainda não houve contato com algumas aldeias das montanhas da região. Acredita-se que várias pessoas ainda estejam presas sob os escombros. As autoridades pediram aos moradores que não tentem retornar às suas casas.

Ambulâncias de outras províncias foram enviadas para transportar os feridos. Muammer Erol, governador de Elazig, disse que há pelo menos dez cidades gravemente afetadas, onde as construções ficaram bastante danificadas. O ministro e porta-voz do Governo, Cemil Çiçek, junto a outros três ministros, se deslocou com urgência à região.

A Turquia está localizada em uma zona de instabilidade geológica. O último grande terremoto a atingir o país ocorreu em 1999, ao leste de Istambul, e causou a morte de mais de 17.000 pessoas.

Fonte Veja

Nota: Mais sinais. Precisamos acordar! Os sinais estão mais frequentes e fortes a cada ano.