01 julho 2009

ENCONTRO INTER-RELIGIOSO NO CAZAQUISTÃO

Astana, 30 jun (RV) - Tem início amanhã, na cidade de Astana, no Cazaquistão, o III Congresso de Líderes de Religiões Tradicionais.

A finalidade desta edição é promover um intercâmbio de opiniões sobre os problemas do mundo contemporâneo, para propor as próprias idéias de reconciliação inter-religiosa e fornecer avaliações e conselhos. Durante dois dias, participarão do encontro delegações de diversas religiões, convidados especiais e representantes de organismos internacionais, como ONU e UNESCO. "O papel dos líderes religiosos na construção de um mundo tolerante na época da globalização" é o tema do primeiro dia, que será realizado em plenária. No segundo e último dia, três distintas seções debaterão riqueza moral e cultural e ética mundial; diálogo e cooperação; e solidariedade, sobretudo em tempos de crise.

A Igreja Católica será representada pelo presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Card. Jean-Louis Tauran. Haverá também dois representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): o presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, Dom José Alberto Moura, e o assessor da mesma Comissão, Padre Elias Wolff.

O mundo cristão será ainda representado pelas Igrejas Anglicana, Ortodoxa, Armênia e pela Federação Mundial Luterana. O Islã será representado por delegações de Egito, Índia, Indonésia, Irã, Turquia, Líbia, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, China, Rússia, Quirguistão, Estados Unidos, Arábia Saudita e Paquistão. Estão previstas delegações budista, xintoísta, hinduísta e taoísta. Após dois dias de encontros, será redigido um documento final. (BF)

Fonte Radio Vaticana

Nota: Seria bom ler outras postagens nas Tags Ecomenismo e Ecumenismo.