23 maio 2011

Tornado destruidor deixou 89 mortos em cidade no centro-oeste dos EUA

Até 30% de Joplin, no Missouri, foi destruída e teve estado de emergência declarado.

O balanço de mortes provocadas pelo grande tornado que atingiu neste domingo (22) a cidade americana de Joplin, no Missouri (centro-oeste), subiu para 89, segundo confirmaram autoridades locais em uma conferência de imprensa televisionada nesta segunda-feira (23).

Segundo a rede americana CNN, foi declarado estado de emergência no município e no Estado. Entre 25% e 30% de Joplin sofreu estragos significativos por conta do tornado, disse Mitch Randles, do Joplin Fire Department.

- É como cortar a cidade ao meio. Prevejo que ainda temos pessoas presas sob escombros.

O prefeito da cidade, Mark Rohr, disse que o tornado passou pela "maior parte residencial" da localidade e atingiu um "grande bairro comercial".

- Nós vimos casas afetadas, bem como empresas, escolas e um dos nossos hospitais. Todos foram afetados, mas estamos trabalhando em conjunto no nosso centro de operações de emergência. É, de fato, um dia triste em Joplin.

Segundo a CNN, a população foi alertada 20 minutos antes da passagem do tornado. Normalmente esse tipo de fenômeno é detectado com antecedência de apenas sete a dez minutos, informou Randles.
As autoridades disseram que o esforço imediato será nas operações de busca e resgate de vítimas.

Da Europa. Obama manifesta condolências às vítimas

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou hoje de manhã suas "profundas condolências" às famílias das vítimas do tornado, informou a Casa Branca.

Obama, que chegou nesta segunda-feira a Dublin para uma viagem de seis dias pela Europa, recebeu várias informações sobre o desastre a bordo do avião Air Force One.

O presidente deu instruções a seus funcionários para que se mantenham em contato com as autoridades locais para apoiar as tarefas de assistência e reconstrução.

Sequência de tempestades

O tornado que se abateu sobre Joplin faz parte de uma cadeia de tempestades que atravessou neste domingo alguns Estados do meio-oeste dos Estados Unidos, como Wisconsin, Minnesota e Missouri.

Em Minneapolis, os fortes ventos provocaram o fechamento de estradas e rodovias devido à queda de árvores e fios elétricos, além de ter provocado escapamentos de gás e destruições de casas.

As autoridades advertiram que os tornados continuarão nas regiões próximas do meio oeste do país, e recomendaram à população buscar abrigo.

Fonte R7