14 dezembro 2008

Conhecendo o Inimigo – Parte I - A Principal Arma

Todos aqueles que desejam vencer a seu adversário precisa conhecê-lo. Saber como age. Quais são suas armas e como funcionam. Qual seu objetivo. Quando obteve vitória, onde estava seu ponto forte? Quando foi derrotado, onde estava sua fraqueza? Qual a natureza do seu caráter, ela é boa ou má? Enfim, tudo tem que ser conhecido para que não haja surpresa, pois qualquer detalhe pode determinar a derrota ou a vitória. Por este motivo preparamos uma série de estudos com o título "Conhecendo o Inimigo" para nos ajudar a colocar a nossa vida em posição para vitória final, pois sabemos que o dia da grande prova está chegando. Este é o primeiro e tem como tema - A Principal Arma.


O Inimigo


Quanto ao inimigo daqueles que desejam possuir a Vida Eterna ao lado de Cristo, nós conhecemos o nome, esta claro na Bíblia. (I Pedro 5:8 e Apocalipse 12:9)


“Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta”. Apocalipse 12:12


“Estamos vivendo num importante e interessante período da história terrestre. Necessitamos de mais fé do que tivemos até agora; necessitamos de mais firme apego ao alto. Satanás está trabalhando com todo o poder para obter a vitória sobre nós, pois sabe que tem pouco tempo para trabalhar. Paulo desenvolvia sua salvação com temor e tremor; e não devemos temer que, sendo-nos deixada a promessa, suceda parecer que algum de nós tenha falhado e demonstremos ser indignos da vida eterna? Devemos vigiar em oração, fazendo desmedido esforço para entrar pela porta estreita”. Fé e Obras, pág. 49.


“Poucos há que acreditem de alma e coração que temos um Céu a ganhar e um inferno de que fugir; estes, porém, revelam pelas obras a sua fé. Os sinais da vinda de Cristo estão-se cumprindo rapidamente. Satanás vê que não lhe resta senão pouco tempo para operar, e tem posto seus agentes a trabalhar no sentido de agitar os elementos do mundo, para que os homens sejam enganados, iludidos, e se conservem ocupados e absorvidos até que finde o tempo da graça, e para sempre se feche a porta da misericórdia”. Fundamentos da Educação Cristã, Pág. 355.


Precisamos compreender que Satanás se preparou durante milhares de anos para enfrentar os últimos momentos da história desta terra. Satanás sabe que para ele não existe salvação, ele está condenado à morte eterna no lago que arde com fogo e enxofre (Apocalipse 20:10). Ele não deseja ir para lá sozinho, e para alcançar o seu objetivo ele utilizará de todos os enganos e meios que estão ao seu alcance para enfraquecer a mente humana e, assim, conseguir vencer os seres humanos em suas fraquezas. Lembre-se que ele não tem escrúpulos, nem nada a perder, por isso, repito, ele usará de tudo quanto é tipo de engano, malícia, falsificação, tudo que sua natureza perversa e maligna puder desenvolver e Deus permitir, ele usará. Ele estará agindo por trás de tudo e todos que não estiverem consagrados a Deus. Leia esta declaração:


“Satanás também opera por meio dos elementos a fim de recolher sua colheita de almas desprevenidas. Estudou os segredos dos laboratórios da Natureza, e emprega todo o seu poder para dirigir os elementos tanto quanto o permite Deus”. O Grande Conflito, pág. 589.


Tudo quanto é maléfico que poderá causar debilidade no ser humano, principalmente no que diz respeito à mente, onde ocorre o conflito, ele usará, pois é um profundo conhecedor da natureza animal ou vegetal – fauna ou flora.


Também ele usará seus conhecimentos adquiridos durante o período que assistiu diante de Deus, tudo que foi a ele ensinado para o bem, ele corrompeu e os usa para o mal. Os dons que foram a ele confiados para o serviço e adoração perante o Altíssimo, ele corrompeu e os usa para enganar e conduzir os homens para a perdição. “...corrompeste a tua sabedoria...” Ezequiel 28:17.


“O próprio Satanás foi educado nas cortes celestes, e tem o conhecimento do bem da mesma maneira que do mal. Mistura o precioso com o vil, e é isto que o habilita a enganar”. Ciência do Bom Viver, pág. 440.


“Não foi Satanás o portador de luz, o participante da glória de Deus no Céu, o primeiro depois de Jesus, em poder e majestade? Nas Palavras da Inspiração, é ele descrito como o que conferia a medida, "cheio de sabedoria e perfeito em formosura". Ezeq. 28:12. Conselhos aos professores, pais e estudantes, pág. 27.


“À medida, porém, que a igreja se aproxima da hora de sua libertação definitiva, Satanás há de agir com redobrada energia”. O Grande Conflito, pág. 7.


“No grande conflito final, como em todas as eras anteriores, Satanás empregará os mesmos expedientes, manifestará o mesmo espírito, e trabalhará para o mesmo fim. Aquilo que foi, será, com a exceção de que a luta vindoura se assinalará por uma intensidade terrível, tal como o mundo jamais testemunhou. Os enganos de Satanás serão mais sutis, seus assaltos mais decididos. Se possível fora, transviaria os escolhidos”. O Grande Conflito, pág. 7


“Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno’. I João 5:19.


Não podemos vencer esta luta dormindo, o soldado não dorme na hora da batalha. Estamos em guerra, em plena guerra, todos estão escolhendo o lado ao qual querem pertencer. Não podemos permitir com que os negócios seculares, sonhos, projetos, o que gostamos, o mundo que parece ter invadido a igreja e não deseja sair, a vaidade, o que comemos e bebemos, o que vestimos, o que cantamos, o que ouvimos, enfim, o nosso “eu”, atrapalhem nossa luta e nos faça esquecer a guerra que está a se desenrolar ante nossos olhos, é este justamente o plano de Satanás. (Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. II Timóteo 2:4).


A Principal Arma


"Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum." Rom. 7:18. Temos que fazer uma reflexão sobre esta declaração de Paulo. O nosso “eu” está manchado com o pecado, nossa natureza é puramente pecaminosa, não podemos confiar em nós mesmos, devemos nos render a Cristo. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?” Jeremias 17:9. Ah! Isso eu já ouvir muita gente falar. É o que muitos dizem ou pensam ao ouvir sobre este assunto. Este é o nosso problema, todos nós conhecemos, temos conhecimento de sobra, porém a prática, essa não existe. “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” – “E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”. Tiago 4:17 e 1:22. Temos mais contas a acertar com Deus do que qual outra denominação, pois a nenhuma outra igreja foi concedida tanta luz quanto esta. Por isso nossa responsabilidade é grande demais.


A maior arma de Satanás contra o povo de Deus é o nosso “eu”, não existe outra maior, é justamente por causa deste maldito “eu” que o mundo e suas concupiscências invadiram a igreja. “O inimigo que mais carecemos temer é o próprio eu”. Ciência do Bom Viver, pág, 485.


“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me” Mateus 16:24. Isto é forte, amigo, muito forte. Eu tremo toda vez que leio estas palavras, pois ainda existem lutas a serem travadas e vencidas, decisões a serem tomadas. Estas palavras são claras demais para darmos outro sentido a elas. Ser cristão é ser seguidor de Cristo, e ser seguidor de Cristo é renunciar a si mesmo. Não existe outra compreensão para este texto, é isto e pronto.


Na Psicologia a palavra “self” significa “eu” no sentido de “pessoa” ou “personalidade”, aquilo que caracteriza o que um indivíduo é enquanto ser humano psicológico e social.


Self é aquilo que determina o que uma pessoa é. O que é uma pessoa psicologicamente? É uma combinação de pensamentos, afetos (sentimentos) e ações. (Portal Natural)


Cristo nos chama a renunciar o que pensamos, o que sentimos e nossas ações. Enquanto não aprendermos isto, jamais poderemos segui-lo verdadeiramente. Jesus nunca disse: vá em frente que eu sigo você, pelo contrário, suas palavras foram: Segue-me. Devemos andar nos mesmos caminhos que Ele andou, e não desejar que Ele ande em nossos caminhos. Falando de maneira clara: Você come e bebe o que Deus gosta ou o que você gosta? Você veste o que o Deus gosta ou o que você gosta? Você ouve o que Deus gosta o que você gosta? Você canta o que Deus gosta ou o que você gosta? Você vai onde Deus quer ou onde você quer? Você namora como Deus gosta ou como você gosta? Você usa o que é modesto e descente como Deus ensina ou você usa o que é sensual e atraente como você gosta? Você percebe? Estamos colocando nosso “eu” em sujeição a Deus? Ou você é daqueles que diz: Deus gosta do que eu gostar, pois Ele me ama, então seu amor faz com me aceite como eu sou? Amigo, acorde, lembre-se das palavras deste Deus: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo...”.


“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.” I Coríntios 9: 24 – 27.


Os atletas para conseguir uma medalha dedicam a vida ao treinamento, vivem para isso, mas muitos cristãos estão fazendo como definiu Paulo, “dando golpes no ar”, estão apenas se divertindo com o cristianismo, estão lutando contra algo que nem mesmo sabem, nem mesmo conhecem. Não conhecem a vontade de Deus, não porque esta se encontra escondida, mas por que não querem encontrar-la e assim rejeitar a própria vontade. Não sabem se realmente querem o céu, ou, então, desacreditam que há um inferno a evitar. Simplesmente se encontram como uma folha ao vento, para o lado que o vento soprar eles irão.


Amigo, o prêmio é muito grande para o pouco que temos lutado, deve haver maior desprendimento. Você tem noção do que é o novo céu e a nova terra? Como vai ser a vida lá? Você sabe? Amigo, o prêmio da vida eterna é tão infinito que, ao chegarmos lá, ficaremos tão maravilhados pelo seu infindo valor que pensaremos: “NOSSA! Eu passaria por tudo novamente que passei, sofreria tudo que sofri, quantas vezes fosse necessário, pois isto é MARAVILHOSO! Somente lá compreenderemos o real sentido da palavra: MARAVILHOSO. Tenha compreensão do valor infinito do prêmio, estude sobre ele, e saberás que o preço é muito maior do que podemos pagar. Por isso ele é de Graça. Por que por mais que você faça, jamais poderá pagar por ele. Por esta razão é que o cristianismo é algo sério amigo, se você assumiu ser cristão, então seja um, e para ser um, precisa negar a si mesmo, render sua vontade, como disse Paulo, em submissão a Deus. Precisa colocar seu corpo em sujeição à vontade de Deus. Vou ser-lhe bem claro: Aquele que não aprender a rejeitar sua vontade e seus desejos, para aceitar a vontade e o desejo de Deus para sua vida, não estará de pé no dia do juízo, será achado entre os culpados e não estará habilitado para herdar a vida eterna. Isto é um fato! É a verdade! Por mais que seja forte, mas isto é a verdade! Esta é a união descrita por Tiago: Fé e Obras.


Descrição do Prêmio


A Ellen White foi concedida visão do Prêmio e ela relatou: “Tentamos lembrar nossas maiores provações, mas pareciam tão pequenas em comparação com o peso eterno de glória mui excelente que nos rodeava, que nada pudemos dizer-lhes, e todos exclamamos - "Aleluia! muito fácil é adquirir o Céu!"”. Vida e Ensinos, pág. 61.


“Ali (Na Nova Terra) toda faculdade se desenvolverá, e toda capacidade aumentará. Os maiores empreendimentos serão levados avante, as mais altas aspirações realizadas, as maiores ambições satisfeitas. E, todavia, surgirão novas elevações a galgar, novas maravilhas a admirar, novas verdades a compreender, novos assuntos a apelarem para as forças do corpo, espírito e alma.” Educação, pág. 307. Parênteses acrescentados.

“A multidão dos remidos viajará de mundo em mundo, e grande parte de seu tempo será aplicado à pesquisa dos mistérios da redenção. A despeito da extensão infinita da eternidade, esse tema estará continuamente aberto diante de suas mentes”. Review and Herald, 9 de março de 1886.


“E ao transcorrerem os anos da eternidade, trarão mais e mais abundantes e gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais aprendem os homens acerca de Deus, mais Lhe admiram o caráter. Ao revelar-lhes Jesus as riquezas da redenção e os estupendos feitos do grande conflito com Satanás, a alma dos resgatados fremirá com mais fervorosa devoção, e com mais arrebatadora alegria dedilharão as harpas de ouro; e milhares de milhares, e milhões de milhões de vozes se unem para avolumar o potente coro de louvor”. A Verdade sobre os anjos, pág. 299.


A luta necessária


“A luta contra o próprio eu é a maior batalha que já foi ferida. A renúncia de nosso eu, sujeitando tudo à vontade de Deus, requer luta; mas a alma tem de submeter-se a Deus antes que possa ser renovada em santidade”. Caminho a Cristo, pág. 43.


“Os que hão de receber o selo do Deus vivo, e ser protegidos, no tempo de angústia, devem refletir completamente a imagem de Jesus”. Primeiros Escritos, pág. 71.


“O selo de Deus jamais será colocado à testa de um homem ou mulher impuros. Jamais será colocado à testa de um homem ou mulher cobiçosos ou amantes do mundo. Jamais será colocado à testa de homens ou mulheres de língua falsa ou coração enganoso. Todos os que recebem o selo devem ser imaculados diante de Deus - candidatos para o Céu”. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 71.


Queres o prêmio? Então lute.