03 julho 2015

Terremoto de 6,4 graus deixa seis mortos e 48 feridos na China

PEQUIM - Ao menos seis pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas quando um terremoto de magnitude de 6,4 graus atingiu nesta sexta-feira o distrito de Pishan, em uma zona rural da região de Xinjiang, no extremo oeste da China, informaram autoridades.

O ministério de Assuntos Civis informou um balanço de seis mortes. A agência estatal de notícias Xinhua disse que 48 pessoas ficaram feridas. As autoridades regionais registraram quatro tremores secundários.

Cerca de 80 das casas tradicionais da região, cujos habitantes são principalmente da etnia uigur, desabaram quando o terremoto pouco profundo aconteceu na madrugada a cerca de 160 quilômetros a noroeste da cidade de Hotan, de acordo com funcionários do serviço de emergência chinês.

"Até o momento, o terremoto provocou três mortes, entre eles um pai e um filho, e mais de 20 feridos", disse a China National Emergency Broadcasting (CNEB) em seu site na internet.

ADVERTISEMENT
O terremoto foi divulgado inicialmente em diversas magnitudes que chegavam até a 6,5. Foram registradas várias réplicas, a mais forte de magnitude 4,8, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Os moradores da região expressaram sua comoção pela intensidade do sismo nas redes sociais, apesar das autoridades terem dito que esperam que o número de mortos não seja muito alto.

— Se muitas pessoas estão reunidas num mesmo lugar durante um terremoto, isto pode levar a um desastre grave, mas neste caso, havia relativamente poucas pessoas pelo que não é tão grave — disse o investigador do Centro de Redes de Terremotos da China, Sun Shihong, à emissora estatal China Central Television.

Os terremotos atingem a China com frequência. Em agosto de 2014, um terremoto de 6,1 graus de magnitude matou 600 pessoas na província de Yunan. Em maio de 2008, um abalo de 7,9 graus de magnitude deixou 80 mil mortos na província de Sichuan.

Fonte O Globo