19 junho 2015

O cumprimento de Apocalipse 13 está a caminho

As profecias contidas no capítulo 13 de Apocalipse têm sido aguardada com muita ansiedade por todos aqueles que estão a esperar a segunda vinda de Cristo. Apesar que a metade do capítulo já se cumpriu durante a Idade Média (clique aqui e saiba mais), ainda falta a outra metade (A Besta que Emerge da Terra) para se cumprir. É precisamente sobre esse último tema que iremos tratar neste breve artigo.

Ontem (18/06/2015), o Papa Francisco publicou sua primeira Encíclica com o título Laudato Si [1] (‘Louvado sejas’, em português). O tema central abordado pelo pontífice foi o Meio Ambiente e o dever de todo cristão em protegê-lo. Certamente, é dever de todo aquele que acredita na existência de um Criador Inteligente por trás da natureza fazer o que estiver ao seu alcance para defender toda a criação das ameaças ecológicas.

O Erro de Francisco

O problema no discurso de Francisco, como bem identificou Michelson Borges, é "confundir deliberadamente o sábado com o domingo"[2,] para fazer, deste último, o dia de proteção ao meio ambiente e incutir na mente das pessoas a observância do domingo, como sendo uma orientação divina. Não existe um só linha em toda a Bíblia que autorize a mudança do sábado para o domingo. O sábado foi o dia instituído por Deus para o descanso semanal, sendo este dia, o sábado, escolhido para celebração da criação dos céus e da Terra. "Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera" Gênesis 2:1-3.

No livro de Êxodo, Moisés escreveu assim: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou." Êxodo 20:8-11.

Portanto, a ordem de Deus é guardar o sábado e não o domingo. Todavia, a ICAR transferiu o dia de descanso para o domingo sem nenhuma autorização escriturística com base na Palavra de Deus[3], a Bíblia. Por esse motivo, ela vem apoiando a evolução teísta, que defende a criação através de processos evolutivos, onde os dias literais de Gênesis 1 representam períodos de milhões de anos, na visão deles. Dessa forma, a semana da criação que culmina com o sábado como dia de descanso cai por Terra. Entretanto, a evolução teísta "é péssima ciência somada com péssima teologia e filosofia"[4].

Obama e o Erro de Francisco

Barak Obama apoiou as palavras de Francisco contidas na Encíclica Papal[5]: "Congratulo-me com Sua Santidade o papa Francisco pela encíclica, e admiro profundamente a decisão do papa em tratar sobre o tema – de forma clara, poderosa e com a autoridade moral completa de sua posição – pela ação com respeito à mudança climática global. Como o papa Francisco tão eloquentemente afirmou nesta manhã [ontem], temos uma profunda responsabilidade de proteger nossos filhos e os filhos dos nossos filhos dos impactos nocivos das alterações climáticas" [...] "Acredito que os Estados Unidos devem ser um líder nesse esforço, e que por isso estou comprometido a tomar ações ousadas no país e no exterior para reduzir a poluição por carbono, para ampliar a energia limpa e a eficiência energética, para garantir a resistência em comunidades vulneráveis e para encorajar a gestão responsável dos nossos recursos naturais." [...] "minha esperança que todos os líderes mundiais – e todos os filhos de Deus – reflitam sobre o chamado do papa Francisco a se unirem para cuidar de nossa casa comum."

Com esse pronunciamento, Obama demonstra apoio total às palavras de Francisco e promete empenho para que, não só os EUA, mas todo o mundo siga a orientação do Pontífice. Portanto, o cumprimento de Apocalipse 13, segunda parte, começou. Quando irá chegar ao clímax? Não sabemos. O que devemos fazer é aproveitar o tempo de graça que ainda temos e pregar, pregar e pregar.

O que fazer?

Precisamos ser cautelosos com nossos irmãos mais débeis, para que não tomem medidas extremas. Peço a todos os líderes que tomem cuidado ao tratar deste assunto com a igreja. Nada de sensacionalismos. Ela precisa saber? Sim, precisa. Contudo, necessitamos de sabedoria e bom senso para fazer esse trabalho.

Lembre-se: Deus ainda está no controle deste mundo e nada acontecerá com seus filhos que se mantiverem firmes. Horas difíceis nos aguardam, mas a proteção de Cristo e seus anjos está garantida. Se temos Cristo, temos tudo. A quem temeremos? Ninguém!!!

Os dias que estão diante de nós foi aguardado por todos os pioneiros desta igreja. Temos o dever de buscar em Cristo ajuda e sabedoria para cumprirmos nossa parte na profecia como Igreja de Deus e povo escolhido do Senhor, e muito em breve estaremos em festa nas mansões celestiais.

Que nos abençoe!!!

Hilton Bastos

Referências:


[1] http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html

[2] http://www.criacionismo.com.br/2015/06/laudato-si-e-o-erro-do-papa-francisco.html

[3] The Catholic Mirror 23 de Setembro de 1893 publicado pelo Cardeal James Gibbons

[4] http://www.criacionismo.com.br/2013/03/declaracao-de-um-cientista-criacionista.html

[5] https://www.whitehouse.gov/the-press-office/2015/06/18/statement-president-pope-francis%E2%80%99s-encyclical