04 junho 2012

Mais Terremotos

PANAMÁ, EL SALVADOR E COSTA RICA SÃO ATINGIDOS POR FORTES TERREMOTOS

SAN SALVADOR, 4 JUN (ANSA) - Três fortes tremores foram registrados ontem na América Central sem que deixassem vítimas ou danos materiais, segundo informaram os organismos dos países atingidos pelos abalos.
  
O terremoto mais forte, de 6,6 graus na escala Richter, atingiu o Panamá às 18h45 locais (21h45 no horário de Brasília).
  
De acordo com o Serviço de Vigilância Geológica dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do sismo aconteceu a 9,7 quilômetros de profundidade, a 526 quilômetros ao sudoeste da capital do país.
  
Já El Salvador registrou um tremor de 5 graus próximo à província de Usulután, no centro do país. O Serviço Nacional de Estudos Territoriais (Snet) informou que seu epicentro foi a 43,3 quilômetros de profundidade e foi sentido às 14h55 locais (17h55 no horário de Brasília)
  
Também a Costa Rica foi atingida por um terremoto de 5,5 graus às 18h locais (21h no horário de Brasília) e, segundo o Observatório Vulcanológico da Costa Rica, teve seu epicentro localizado em Pavón, na costa sul do litoral do Oceano Pacífico, com 1 quilômetro de profundidade.
  
O tremor se prolongou por 30 segundos e foi sentido fortemente na região central, incluindo a capital San José, informou a mesma fonte.  


 Terremoto balança prédios altos na Indonésia

Um terremoto de 6,1 graus na escala Richter assustou moradores de Jacarta nesta segunda-feira. Prédios altos do centro da cidade balançaram e pessoas saíram às ruas como medida de segurança. Até o momento, não há registro de feridos ou de danos em edifícios na capital.

Segundo as informações da Agência de Meteorologia e Geofísica da Indonésia, o centro do sismo aconteceu a 121 quilômetros da costa da província de Java Oeste, em uma profundidade de cerca de 24 quilômetros.
A Indonésia sofre frequentemente com terremotos, pois está localizada no "Círculo de Fogo" do Pacífico, região de grande atividade vulcânica e de falhas entre placas tectônicas.

YAHOO Notícias