11 abril 2012

Indonésia emite alerta de tsunami após terremoto

BANDA ACEH, Indonésia — A Indonésia emitiu nesta quarta-feira um alerta de tsunami depois de um forte terremoto atingir a província de Aceh, no oeste do país. A princípio, o sismo foi relatado com 8,9 graus de magnitude na escala Richter e depois rebaixado para 8,6 graus. Várias pessoas saíram pelas ruas assustadas em busca de refúgio. O tremor foi sentido na Índia, na Tailândia e em Cingapura. Pelo menos duas réplica com mais de 8,0 graus de magnitude atingiram a ilha de Sumatra, a mesma devastada pela tsunami de 2004, que matou milhares de pessoas na Ásia.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico disse que há uma advertência para todo o Oceano Índico. De acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do sismo foi a 495 quilômetros a sudeste da capital da província, Banda Aceh, e a 33 quilômetros de profundidade. De acordo com o centro, tremores desta magnitude “têm potencial para gerar tsunamis amplamente destruitivas”. Até agora, no entanto, apenas ondas de 17 centímetros foram detectadas na região, que “poderiam já ter causado danos em algumas partes da costa”.

Tentando acalmar a população, o presidente da Indonésia, Susilo Bambamg Yudhoyono, disse que não há ameaça de ondas gigantes. Não informações sobre mortes ou danos causados pelo sismo. O aeroporto de Phuket, na Tailândia, foi fechado. Na Índia, onde o terremoto foi sentido em Bangalore, o governo também emitiu alerta máximo para ilhas no Índico, causando caos e pânico entre a população. A agência de desastres da Indonésia afirmou que a eletricidade foi cortada e o acesso é difícil em Aceh. Pessoas estão se reunindo em terrenos elevados.

— A eletricidade foi cortada, há engarrafamentos para acesso a terrenos elevados. É possível ouvir sirenes e orações por todos os lugares — disse Sutopo, um porta-voz da agência.

Até agora, autoridades confirmaram uma réplica de 6,5 graus de magnitude na escala Richter na Indonésia. Mas testemunhas dizem ter visto o mar recuar cerca de 10 metros perto do epicentro, em Aceh. De acordo com moradores, o tremor durou cinco minutos.

A província de Aceh é uma das que foi devastada em 2004 por uma tsunami que matou 230 mil pessoas em 13 países do Oceano Índico. A Indonésia faz parte do chamado “anel de fogo do Pacífico” e é atingida por cerca de 7 mil sismo por ano, a maioria de baixo impacto.