15 julho 2013

Documentos de Snowden detalham esquema de espionagem, diz repórter

Jornalista que primeiro publicou documentos de Snowden falou à AP.


Os documentos em posse do ex-agente da CIA Edward Snowden contém detalhas sobre como funciona o programa de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), afirmou o repórter Glenn Greenwald, em entrevista à Associated Press.

Greenwald, colunista do jornal "The Guardian", foi quem publicou pela primeira vez os documentos divulgados por Snowden – o grande responsável por revelar o programa de monitoramento do governo norte-americano na internet.

“A fim de ter documentos que provassem que estava dizendo era verdade, ele  [Snowden] pegou aqueles que incluíram esquemas sensivelmente detalhados de como a NSA faz o que faz”, disse Glenn Greenwald.

De acordo com o jornalista, o ex-agente da CIA está em posse de milhares de documentos que permitiriam saber exatamente como a Agência de Vigilância monitora as informações. "O que por sua vez, permite tanto escapar da vigilância quanto replicá-la. [...] Ele tem basicamente o manual de instruções para saber como a NSA é construída“, afirmou.
O jornalista afirmou ainda que existem outros programas de espionagem de natureza semelhante ou alcance similar que ainda precisam ser revelados. “Estamos trabalhando em alguns deles”, disse. Ele destacou também a gravidade do fato de “cada analista da NSA ter acesso a comunicações privadas pessoais com pouquíssima supervisão”.
Snowden, que está sendo processado por Washington após revelar detalhes de um programa de monitoramento secreto, está confinado em um aeroporto de Moscou desde 23 de junho e busca refúgio na Rússia até conseguir uma passagem segura para a América Latina.
Sobre a situação de Snowden, Greenwald afirmou que o ex-agente da CIA não está arrependido de denunciar o esquema de espionagem. “Mesmo com a situação ridiculamente grave e estressante na qual ele foi colocado nas últimas três semanas, eu não senti um pingo de arrependimento, remorso ou ansiedade na situação em que ele está”.

“Ele [Snowden] está naturalmente tenso e focado em garantir seu bem-estar da melhor forma que puder, mas está muito conformado com o fato de que as coisas podem dar terrivelmente errado e está absolutamente em paz com isso”.