Lideres religiosos mundiais, reunidos no Canadá, antecipam G8 e assinam petição conjunta, pedindo medidas corajosas aos governos.
Termina hoje em Winnipeg, no Canadá, a V Reunião Mundial de Religiões, que conta com a participação de oitenta líderes das diversas confissões religiosas. Um encontro onde têm sido abordadas temáticas como os direitos humanos, a liberdade religiosa, a erradicação da pobreza, o meio ambiente sustentável, a paz e segurança.
A reunião realiza-se dias antes das cimeiras do G8 e do G20 (grupos dos países mais industrializados do mundo), que reúnem de 25 a 27 deste mês, em Muskoka e Toronto (Canadá), contando com a presença, entre outros, dos presidentes de Estados Unidos da América, China e Rússia.
No site www.faithchallengeg8.com, já se pode assinar uma petição em que os líderes religiosos pedem medidas corajosas aos líderes mundiais, “deixando de pensar apenas a curto prazo e trabalhando em conjunto para que as pessoas do planeta possam prosperar”.
Lutar pela sustentabilidade da Terra, pôr de lado guerras e conflitos, encurtar diferenças entre ricos e pobres são meios para atingir esse fim, de acordo com o documento, que conta neste momento com cerca de 1500 assinaturas.
Fonte Agência Ecclesia
Nota: O Ecumenismo pede o ECOmenismo. Medidas corajosas são solicitadas ao G8 e ao G20.